sexta-feira, 23 de março de 2012

Credo Linguístico

Por Benjamin F. Elson[1]

Nós cremos que a língua é um dos mais importantes dons de Deus para a humanidade. De todas as características humanas, a língua é mais distintamente humana e a mais básica delas. Sem a língua, não existiria a cultura e civilização.

Cremos também que qualquer língua é capaz de ser veículo da complicada interação humana e dos pensamentos complexos. Ela é também o alicerce para uma cultura e civilização complexas.

Portanto, todas as línguas devem ser respeitadas e estudadas cuidadosamente.

Como a mais singular das características humanas que uma pessoa tem, a língua está associada à autoimagem de seu falante. Interessar-se pela língua de uma pessoa e apreciá-la equivale a admirar e apreciar a própria pessoa.

Todas as línguas são dignas de preservação na forma escrita através de gramáticas, dicionários e textos escritos. Isso seria feito com parte da herança da raça humana.

Todo grupo linguístico deve ter sua língua impressa e ter alguma literatura escrita na mesma.

Grupos linguísticos minoritários em grandes nações devem ter a chance de aprender a falar, ler e escrever em sua língua nacional.


Fonte: http://www.sil.org/sil/linguistic_creed.htm
Acesso em 19 de fevereiro de 2012, às 18:00 horas
Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares



[1] Tradutor de parte da Bíblia para a língua popoluca, no México.

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...