quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tour pelo Blog Gramática Teológica - Parte I

 A FÉ VEM PELO OUVIR



Na seção Leitura e Estudo da Bíblia, procuro oferecer aos leitores de nosso blog material que lhes auxilie em uma melhor compreensão e aplicação da Palavra de Deus em suas/nossas vidas. Para isso, realizaremos periodicamente um tour visando à descoberta de recursos valiosos que devem ser compartilhados com todos. 


Iniciamos, então, com o site/link A Fé Vem Pelo Ouvir - você já deve ter lembrado de um recurso homônimo da Sociedade Bíblica do Brasil.. No entanto, aquele material é independente do homônimo oferecido pela SBB.

Faith Comes by Hearing - como é chamado originalmente - tem como missão: "Gravar e usar na língua do coração dos povos Áudio-Bíblias que poderão ser usadas em reuniões nas igrejas e também como melhor forma de fazer discípulos de toda nação, tribo, língua e povo" (1).

Dados do site ONUBr em setembro de 2013 afirmam:

"De acordo com dados divulgados neste mês, ainda que o número de analfabetos tenha diminuído na última década em 150 países, 774 milhões de adultos – pessoas com mais de 15 anos – continuam sem saber ler. Desse total, 64% são mulheres. Entre os 123 milhões de analfabetos de 15 a 24 anos, 76 milhões são do sexo feminino." (2)

Para cumprir a Grande Comissão, Faith Comes By Hearing empenha-se "em alcançar as nações com a Palavra de Deus em áudio, oferecendo a Bíblia em um formato que irá se conectar com 50% da população analfabeta do mundo".(3)



COMO TUDO COMEÇOU

Nos anos 70, enquanto fazia trabalhavam como missionário entre os índios Hopi, etnia indígena norteamericana, Jerry e Annette Jackson descobriram uma sala cheia de belas, e não utilizados, Bíblias na língua materna desse povo. Devido ao analfabetismo, essas Bíblias não eram úteis aquele povo. Os Jacksons, então, se perguntaram:

"Se as pessoas não sabem ler, como podem conhecer as Escrituras e receberem a Cristo como Salvador?"
Dança das Mulheres Hopi

Esta família fundou o projeto Hosana em 1972 com o objetivo de compartilhar a Palavra de Deus. Morgan, seu filho, se juntou à equipe em 1983 e tornou-se vice-presidente sênior em 1991. Em resposta à direção de Deus, o ministério tem se concentrado em fornecer a Palavra de Deus para as pessoas pobres e analfabetas em um formato culturalmente relevante para elas. 



Pedidos para gravar a Bíblia nas línguas indígenas do Haiti e Peru foram a inspiração para o Novo Testamento no formato áudio-drama . Desde então, A Fé Vem Pelo Ouvir tornou-se o maior produtor da Bíblia em Áudio no mundo. (4)

Se entendermos a palavra nação como indica a palavra grega ethnos, isto é, "grupo de mesma língua e povo", e não as fronteiras políticas de um país, teremos, segundo alguns ministérios de tradução e distribuição mundial da Bíblia, 6.809 etnias ou nações no mundo. Essa concepção nos mostrará que o conceito etnia atravessa muitas fronteiras políticas. (5)

O site disponibiliza material gratuito nas principais línguas do mundo (segundo o ponto de vista econômico), no entanto também em belíssimas e desconhecidas línguas como o amhárico, yoruba ou zapoteca. Há também há kits pagos em sua loja virtual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(1) http://www.faithcomesbyhearing.com/who-we-are, acesso em 13 jan 2014, às 19h48.
acesso em 13 jan 2014, às 19h49.
(3) http://www.faithcomesbyhearing.com/who-we-are, acesso em 13 jan 2014, às 19h48.
(4) http://www.faithcomesbyhearing.com/history, acesso em 15 jan 2014, às 22h15.
(5) http://www.faithcomesbyhearing.com/who-we-are, acesso em 15 jan 2014, às 22h30.

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...