domingo, 22 de janeiro de 2012

Tradutores da Bíblia: Jonas Abravanel (Século XVII)


Os Abravanels foram uma antiga família judia de Sevilha que no início das perseguições em 1391 tiveram que emigrar para Portugal. Em anos posteriores (1483) a família Abravanel teve que cruzar a fronteira novamente, mas em sentido oposto. O patriarca da família, Isaac Abravanel, era um homem de grande erudição e um sábio estudioso do Talmude. Ele escreveu comentários aos livros dos profetas e sobre os livros de Josué, Juízes e Samuel. Todos eles escritos em língua hebraica.
Durante certo tempo viveu em Castela, na zona de Plasencia, isto é, próximo da fronteira com Portugal. Mesmo assim em documentos de 1488 aparece como vizinho de Alcalá de Henares e, em 1491, como vizinho de Guadalajara.
Homem muito rico, sua atividade centraliza-se no arrecadamento de impostos e no empréstimo com juros. De fato, foi ele quem financiou a guerra que os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, sustentaram contra o último reduto muçulmano em Granada e que, paradoxalmente, decretará também o fim da estada judia na Espanha.
É verdade que o edito de expulsão ocorrerá em 31 de março de 1492, porém não será publicado até abril do mesmo ano. Nesse ínterim, os judeus influentes no Reino aproveitaram para mover suas peças e tentaram anular o edito. Nessas tentativas, participará principalmente Isaac Abravanel, ainda que em vão. Conta-se que Tomás de Torquemada, o primeiro Inquisidor Geral, entrou na residência de verão onde os Reis Católicos estavam recebendo os líderes da comunidade judia, carregando um crucifixo e bradando: 

“Judas Iscariotes traiu a Cristo por trinta denários, vós quereis agora vendê-lo por trinta mil. Aqui está o Cristo, tomai-o e vendei-o”.

Isaac Abravanel abandonou a Espanha com sua família em julho de 1492, mas não sem antes tentativas de convertê-lo e batizá-lo por meio de pressões.
A saga dos Abravanels gerou muitos episódios que haveriam de consagrar a fama desta família, principalmente dos três filhos de Isaac Abravanel: Judas, Isaac e Samuel.
Especialmente um de seus descendentes, Jonas Abravanel, traduzirá os Salmos para o castelhano em Amsterdã em 1650.

Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...