quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tradutores da Bíblia: Johannes Cocceius (1603-1669)

Johannes Cocceius, nascido em 9 de agosto de 1603 em Bremen (Alemanha) e falecido no dia 5 de novembro de 1669 em Leiden (Holanda), foi um teólogo protestante, erudito bíblico, escritor prolífico, tradutor e principal exponente da Teologia do Pacto, que ressalta os pactos entre Deus e a humanidade.

Educado em línguas bíblicas, Cocceius foi designado em 1630 como professor de Filologia Bíblica no Gymnasium de Bremen. Seis anos depois, aceitou ensinar hebraico na Universidade de Franeker, Holanda. Depois, seguiu para Leiden em 1650, onde ensinou até sua morte.

Seu trabalho de tradução consistiu em verter a Bíblia para o latim. Obra que foi publicada em Amsterdã, junto com seus comentários, en 1701.

A importância de Cocceius na Teologia Sistemática vem do fato de ele ser o autor de Summa doctrinae de foedere et testamento Dei (1648) - Tratado de Doutrinas do Pacto e Testamento de Deus, no qual expõe seu conceito, baseado no pacto, sobre os relacionamentos entre Deus e o homem, tanto antes da Queda como depois da mesma. No Paraíso, havia um pacto de obras pelo qual Deus outorgava a salvação mediante a obediência. Porém,  depois do pecado e da impossibilidade do ser humano em obedecer, o pacto das obras foi substituído pelo pacto da graça, que dá a salvação como dom gratuito. O pacto da graça se originou na Trindade, como pacto entre o Pai e o Filho e se desenvolveu em uma série de etapas históricas que culminam no Reino de Deus.

Fonte: http://www.proel.org/index.php?pagina=traductores/cocceius
Acesso em 10 de fevereiro de 2012, às 23h00
Usado com permissão
Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...