Samuel Crowther nasceu em 1809, em Oshogbo, região yoruba e faleceu em 23 de dezembro de 1891 em Lagos, Nigéria. Pertencia a etnia egba do povo yoruba. Usava o nome Adjai (Ajayi), quando foi vendido como escravo quando contava doze anos Porém, o barco que o transportava foi interceptado pela armada britânica, sendo posto a salvo e Serra Leoa onde se converteu ao cristianismo e foi batizado em 1825, tomando o nome de Samuel Crowther.
Estudou na African Institution, representando em 1841 a Church Missionary Society na expedição para o Níger. Devido a isso, conseguiu uma recomendação para continuar estudos adicionais em Londres onde recebeu a ordenação ministerial em 1843. Volto a sua terra e trabalhou na evangelização de seu povo como missionário de 1843 a 1851, ganhando para Cristo sua mãe e sua irmã.
Seus talentos impressionaram a muitos, entre eles a própria rainha Vitória. Em 1864, tornou-se o primeiro bispo anglicano africano, estendendo sua jurisdição por toda a África ocidental - ainda que a oposição dos missionários europeus ficasse restringida ao Níger.
Acreditava que a evangelização da África era responsabilidade dos nativos e também de que a Bíblia devia ser colocada nas mãos dos mesmos em sua língua materna. Para isso formou uma equipe constituída de africanos e europeus que traduziram a Bíblia para a língua yoruba. A obra foi concluída em 1884.
Seus últimos anos foram marcados pela controvérsia a respeito da integridade de sua equipe quanto à administração financeira dos recursos, ainda que a integridade do próprio Crowther nunca tenha sido colocada em dúvida.
fonte: http://www.proel.org/index.php?pagina=traductores/crowther
Acesso em 30 de março de 2012, às 22 horas
Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares
Usado com permissão
Acesso em 30 de março de 2012, às 22 horas
Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares
Usado com permissão
Nenhum comentário:
Postar um comentário