sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tradutores da Bíblia: Samuel Adjai Crowther (1809-1891)


Samuel Crowther nasceu em 1809, em Oshogbo, região yoruba e faleceu em  23 de dezembro de 1891 em Lagos, Nigéria. Pertencia a etnia egba do povo yoruba. Usava o nome Adjai (Ajayi), quando foi vendido como escravo quando contava doze anos Porém, o barco que o transportava foi interceptado pela armada britânica, sendo posto a salvo e Serra Leoa onde se converteu ao cristianismo e foi batizado em 1825, tomando o nome de Samuel Crowther.

Estudou na African Institution, representando em 1841 a Church Missionary Society na expedição para o Níger. Devido a isso, conseguiu uma recomendação para continuar estudos adicionais em Londres onde recebeu a ordenação ministerial em 1843. Volto a sua terra e trabalhou na evangelização de seu povo como missionário de 1843 a 1851, ganhando para Cristo sua mãe e sua irmã.

Seus talentos impressionaram a muitos, entre eles a própria rainha Vitória. Em 1864, tornou-se o primeiro bispo anglicano africano, estendendo sua jurisdição por toda a África ocidental - ainda que a oposição dos missionários europeus ficasse restringida ao Níger.

Acreditava que a evangelização da África era responsabilidade dos nativos e também de que a Bíblia devia ser colocada nas mãos dos mesmos em sua língua materna. Para isso formou uma equipe constituída de  africanos e europeus que traduziram a Bíblia para a língua yoruba. A obra foi concluída em 1884. 

Seus últimos anos foram marcados pela controvérsia a respeito da integridade de sua equipe quanto à administração financeira dos recursos, ainda que a integridade do próprio Crowther nunca tenha sido colocada em dúvida.

fonte: http://www.proel.org/index.php?pagina=traductores/crowther
Acesso em 30 de março de 2012, às 22 horas
Traduzido por Marcos Paulo da Silva Soares
Usado com permissão

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...