Symon Budny, bielorrusso de nascimento,
foi por convicção defensor do socinianismo durante a Reforma (o nome socinianismo
vem de Fausto Socino que ensina uma doutrina sobre Deus similar ao arianismo, negando
a Deidade de Cristo). Por essa razão, Budny, que nasceu em uma família ortodoxa
e mais tarde se identificou com o calvinismo, foi excomungado.
Sua atividade editorial estendeu-se
pelas terras da Bielo-Rússia, Lituânia e Polônia, sendo, além disso, um brilhante
escritor polêmico que focalizou suas críticas à Igreja oficial.
João 1:1-8 en bielorruso
Publicou em bielorrusso uma Catequese
(Katechizis) em cujo prólogo animou aos senhores feudais
bielorrusos a usar sua língua materna, acusando ao mesmo tempo à Igreja oficial
(ortodoxa) de ignorância e excesso de conservadorismo.
Destacou-se como tradutor ao verter
para o polonês o Antigo Testamento, acompanhando seu trabalho com introduções e
comentários aos livros, que mais tarde dariam início à crítica filosófica da Bíblia
na Bielo-Rússia.
Os calvinistas poloneses editaram
uma tradução da Bíblia para sua língua sob ajuda do príncipe Nicholas Radziwill
(1515-1565). Para isso, uma comissão de teólogos e eruditos conduziu a tarefa,
terminando-a e publicando-a em Brest-Litovak, em 1563 com a ajuda financeira do
príncipe. Por isso, essa tradução é chamada de Bíblia de Brest ou de Radziwill.
Os tradutores consultaram para a tradução do Antigo Testamento o texto
hebraico, versões latinas antigas e modernas. Porém a Bíblia de Brest não foi recebida
com agrado por todos. Havia calvinistas que suspeitavam a tradução favorecia a
interpretações socinianas e, contraparte, havia socinianos que não a usaram por
acharem também suspeita de não defenderem seus ideais.
Simon Budny mesmo acusou à
tradução de Brest de: (1) não ter sido preparada de acordo com os textos
originais, seguindo apenas a Vulgata e outras versões modernas; (2) os
tradutores terem se preocupado em utilizar uma língua polonesa mais elegante do
que fiel ao texto bíblico. A partir daí, tomou a responsabilidade de fazer uma
nova tradução “feita a partir do hebraico, grego e latim para o polonês”. Tal
obra foi impressa em 1572, na cidade de Nesvizh. Entretanto, na impressão foram
introduzidas mudanças que não foram aprovadas por Budny – razão pela qual o
mesmo repudiou o Novo Testamento, publicando outra edição em 1574. Porém, a
mesma recepção dada a tradução da Bíblia de Brest era agora dada a tradução de
Budny. O sociniano Adam Czechowicz publicou uma nova e melhorada edição do Novo
Testamento em Rakow, em 1577. No prefacio, menciona-se que Czechowicz procurou fazer
uma tradução segura, porém não suprimiu as ideias socinianas, como por exemplo,
a utilização de “imersão” em lugar de “batismo”.
Acesso
em 21 de janeiro de 2012, às 18:10 horas
Traduzido
por Marcos Paulo da Silva Soares
Usado
com permissão.
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