segunda-feira, 4 de junho de 2012

TRADUTORES DA BÍBLIA: Elfrico, O Gramático (Séculos X-XI)

Elfrico, o Gramático, que não deve ser confundido com outro Elfrico, o da Cantuária, foi um monge beneditino do monastério de Malmesbury,* por isso é também conhecido Elfrico de Malmesbury Também morou e outros monastérios como, por exemplo, o de Bath.** Foi nomeado arcebispo de York, ocupando este cargo de 1003 a 1031.

Compôs uma Gramática Latina-Saxônica e um Glossário e traduziu do latim para o anglo-saxão dois livros de sermões, várias homílias dos Pais da Igreja e hagiografias.*** Porém, sua tradução mais famosa foi a Bíblia do latim para o anglo-saxão.



(Cena da Torre de Babel, manuscrito de Elfrico, o Gramático. Século XI, Museu Britânico, Londres)




*Malmesbury é uma cidade ao sul da Inglaterra, no noroeste do Condado de Wiltshire. É o local onde nasceu o filósofo inglês Thomas Hobbes,  e uma das mais antigas povoações da Grã-Bretanha (Fonte: Wikipedia).

**Cidade do sudoeste inglesa, localizada no Condado de Somerset, muito conhecida pelos seus banhos termais (Fonte: Wikipedia).

*** Vidas dos santos.


FONTE: http://www.proel.org/index.php?pagina=traductores/elfrico

ACESSO: 04 de junho de 2012, às 01:50
TRADUZIDO POR MARCOS PAULO DA SILVA SOARES
USADO COM PERMISSÃO

Nenhum comentário:

Sons e Línguas - O Fazer Missões através da Tradução da Bíblia em Poesia

Abaixo segue o texto do Folheto Sons e Línguas, da Missão ALEM, que descreve de modo singelo o trabalho do missionário-tradutor de Bíblia...